16 de novembro de 2020

As praias de Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição, localizadas em Bombinhas, foram aprovadas para receberem o Certificado do Programa Bandeira Azul para a temporada 2020/2021. O resultado foi divulgado após reunião do júri internacional em Copenhague, na Dinamarca, que aconteceu em outubro. Com essa conquista, Bombinhas passa a ocupar o primeiro lugar no ranking de cidade brasileiras com mais praias premiadas pelo Bandeira Azul.

Esta será a segunda temporada do Programa nas praias de Quatro Ilhas e Mariscal, e a primeira na praia da Conceição. Para obter a certificação internacional, é preciso alcançar altos padrões de qualidade em diversas áreas. Assim, este selo garante que o turista visite um ambiente limpo, seguro, com qualidade de água, serviços e infraestrutura adequados. No Brasil, este ano, somente 18 locais receberam a certificação.

Durante o período que antecede a temporada de verão, Bombinhas vem avançando nos trabalhos relacionados à gestão das praias certificadas, por meio de aplicações de metodologias científicas e acompanhamento técnico semanal para qualificar os serviços prestados. Além disso, frente ao cenário da pandemia, a cidade também está em contato direto e avaliando as práticas utilizadas na temporada de verão na Europa, a fim de adotar os melhores protocolos para atuação diante da Covid-19. O Programa Bandeira Azul inicia no dia 15 de dezembro de 2020 e segue até 15 de março de 2021.


Bandeira Azul

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações. O objetivo é elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a proteção do ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que visem à resolução dos conflitos.

Esta é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education – FEE e conta com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede – IAR, com sede em Florianópolis/SC. Para saber mais, acesse www.bandeiraazul.org.br.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas